Política

Corrida eleitoral e a dança das cadeiras em Niterói e Maricá

Duas secretarias passaram por mudanças em Niterói nesta quinta. Foto: Plantão Enfoco

A prefeitura de Niterói anunciou mais mudanças no Executivo. Após as duas recentes alterações na Secretarias de Esportes e de Administração, anunciadas nesta quarta-feira (1º), é a vez das Secretarias de Habitação e Educação divulgar a troca de comando das pastas.

No Diário Oficial desta quinta-feira (2), foi publicada a exoneração do secretário de Habitação Roberto Fernandes Jales. Por sua vez, quem assume em seu lugar é José Carlos Freire da Silva, que até então ocupava a posição de suplente.

Bruno Gonçalves Ribeiro, que era presidente da Fundação Municipal de Educação também deixou a pasta. O nome de seu substituto, Fernando Soares da Cruz, foi anunciado através do Diário Oficial desta sexta-feira (3).

Outra substituição que foi feita no Grupo Executivo do Caminho Niemeyer. Na pasta, Bruno Manhone Zambrotti assume o cargo de secretário no lugar de Gabriel de Oliveira Rodrigues. No cargo de subsecretário, Marcus Vinicius da Silva Fernandes também foi substituído por Tania Regina da Silva Fernandes.

Roberto Nogueira Saad também passa o 'bastão' de secretário municipal do Idoso para Michel Salim Saad Neto.

O prazo para afastamento de cargo público, pelo calendário eleitoral, varia de quatro a seis meses, dependendo da função desempenhada. Para os casos de deixar o cargo até seis meses antes do pleito, o prazo máximo é neste sábado (4). Esta é a mesma data pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para filiação de candidatos que querem concorrer as eleições em outubro.

Maricá

Em Maricá também houve dança das cadeiras em pelo menos quatro secretarias. São elas: Iluminação Pública, Trabalho, Cidade Sustentável e Assistência Social.

No Diário Oficial de Maricá desta quarta-feira (1º), foram publicadas as exonerações, a pedidos, de Adelson Pereira, da Iluminação Pública; Frank Francisco Fonseca da Costa, da Secretaria de Trabalho; Helter Viana Ferreira de Almeida, da pasta de Cidade Sustentável; e Jorge Luiz Cordeiro da Costa, da Assistência Social.

O vice-presidente da Empresa Pública de Transportes, Rony Peterson Dias da Silva, também foi exonerado e quem assume é Rodrigo Antunes Gomes Monteiro.

Laura Maria Vieira da Costa, que ocupava o posto de subsecretária de Assistência Social também deixou o cargo, para assumir o cargo de secretária na mesma parta.

< Detran divulga novo cronograma dos exames de habilitação Tevez pede para jogadores ajudarem os mais necessitados durante pandemia <